top of page

A Força da Sororidade

Juntando lanches e debate, o Piquenique Feminista vem para unir mulheres de todas as idades através da partilha de histórias e do companheirismo

So.ro.ri.da.de: substantivo feminino que vem do latim sororitas. Significa grupo de irmãs, união entre mulheres que se reconhecem como irmãs. No fim do ano passado, essa união tornou-se mais necessária que nunca para as caririenses: o machismo nas universidades era – e continua sendo – gritante, por parte dos alunos e dos professores. E foi pensando em combater essa opressão que o piquenique feminista surgiu.

“O Piquenique não aparece pra mim como algo opcional, ele é necessário. São várias meninas, de várias idades, com diferentes maneiras de pensar e se comportar unidas por um único objetivo: se unir para destruir o patriarcado que nos violenta” diz Alana Maria Soares, uma das frequentadoras do piquenique.

Vamille Furtado, outra jovem que ajuda a construir o piquenique, diz que os encontros são uma forma de unir e fortalecer as relações entre mulheres. “A troca de experiências e a identificação que temos ao conversar e compartilhar nossa vivência é um apoio enorme e ajuda muito a seguir enfrentando o machismo diariamente. Ouvir outra mulher falar que nossas conversas a ajudaram me deixa muito feliz”.

No sexto encontro do piquenique, que ocorreu dia nove de abril, as mães das meninas foram convidadas. Uma delas, Paula Cristina, nunca havia participado de uma roda de conversa com esse tema, mas já conhecia o feminismo. “Foi muito positivo. A gente tem de saber que o feminismo já vem impregnado na mulher, ela só precisa conhecer mais para ver que traz consigo a questão feminista” afirma Paula. Segundo Pâmela Queiroz, a importância desse tipo de encontro do Piquenique é quebrar impressões ruins que as mães possam ter em relação ao feminismo.

Para todas que vão às reuniões, o sentimento mais forte é justamente o de sororidade. Em todos os encontros, a roda de conversa tem muito companheirismo, troca de relatos, lágrimas e risadas. Braços que se estendem e envolvem, um cuidado que só cresce, uma mulher dando força à outra, mostrando que não estamos sós: somos irmãs, de vida e de luta.

Posts  
 Recentes 
bottom of page